sábado, 5 de julho de 2008

As Matrioskas

Ao pensar no que queria dizer nesta mensagem lembrei-me logo das Matrioskas e já vão ver porquê.
Dou-me mais com as minhas filhas mais novas, por causa dos netos, mas também falo ao telefone com frequência com a nº2 e 3.
Confesso que a atitude da mais nova para comigo, em relação ao Curso de Porcelana que frequentei durante 9 anos e às minhas obras de pintura, estanho e afins me deixava desanimada.
Ela não ligava aos meus trabalhos e embora os meus colegas e o Mestre do meu Curso os achassem bastantes bons ,ela não via a utilidade de eu pintar tanta porcelana e quadros.E não era só ela, também não tinha muito apoio da minha mãe, o que me desanimava muito.Deixei até de pintar, há ano e meio para cá.
Confesso que adoro estes género de trabalhos, herança certamente do meu pai que pintava e esculpia e protegeu financeiramente muitos artistas que são hoje famosos, comprando-lhes quadros para os ajudar.
Não me chegaram infelizmente às mãos, por viciação nas partilhas, quando o meu pai morreu, mas conheço esses quadros ,como os Almada Negreiros,Nikias Skapinakis,Eduardo Malta,etc.
Mas já tenho seguidora na minha filha C.que vive na Alemanha e me mostrou os últimos quadros dela.Começou há pouco tempo, mas tem evoluido imenso e já pinta muito bem.
As conversas com ela fizeram-me ver que elas são em relação a mim como as Matrioskas.Embora a 50% vejo nelas a minha herança dividida pelos seis.Os outros 50% representam os genes dos respectivos pais.Todas juntas constituem a Matrioska de fora que sou eu.
Se não vejamos - a mais velha tem de mim uma certa exigência nos resultados e gostos culturais semelhantes.As outras a seguir que me perdoem se as magoei ao compará-las na altura da escola, mas não foi porque duvidasse das suas capacidades, mas porque gostava na altura que elas fossem melhores estudantes.
A 2ª, também era muito artista, pintava, fazia colares, desmanchando os meus à socapa e muito afectuosa para os irmãos.Mas dela falarei em pormenor no dia do seu aniversário.Da 3ª já falei, o 4º o rapaz herdou de mim, o gosto por equipamentos novos e alto de gama e o gosto pelos filmes.A minha filha nº5, que dizem ser parecida comigo no feitio,é precipitada e atira-se de cabeça para as situações sem pensar primeiro.Eu também era assim, mas aprendi à minha custa.Tem também a mania de tentar ajudar a todo o custo pessoas com problemas psicológicos complicados, mas nesse aspecto tenho dúvidas se é só de mim porque o pai também toda a vida se meteu em complicações por querer ajudar toda a gente.
A mais nova que foi a última a sair de casa,tem a minha exigência cultural,gostos semelhantes, na música, ballet, mas no resto nem sempre estamos de acordo.Vejo nelas algumas características do pai,que sempre foi bom conselheiro,mas sempre fez o que lhe dava na gana, fosse certo ou não. Não quer isto dizer que elas sejam a minha cópia, são muito melhores que eu felizmente , porque por razões involuntárias, como a falta de experiência e preparação neste campo, reconheço que não fui a mãe que elas mereciam.Mas os meus filhos no fundo sabem que os amo muito e podem sempre contar comigo, mesmo estando afastados de mim.

Sem comentários: