sábado, 21 de junho de 2008

Vou ser bisavó....


No mesmo dia que soube da morte da Joana falei pelo Skype com a minha filha da Alemanha e soube da grande novidade. E eu que pensava que teria de esperar que a minha neta mais velha de 26 anos fizesse a encomenda.

Afinal foi a minha neta alemãzinha ,de 23 anos a estrear-se e a fazer a minha mãe trisavó no dia de Natal próximo.

Claro, que estou muito contente, apenas um pouco apreensiva porque ambos estão a estudar na Faculdade e me lembro como foi comigo ao ter a 1ª filha aos 19 anos no 2ºano da Faculdade e a 2ª ainda sem a Tese concluída. Mesmo com a ajuda da minha mãe foi um sufoco, porque faltava muito às aulas por razões óbvias o que me impediu de ter as notas que eu aspirava em muitas das cadeiras.Para concluir o Curso com boa nota tive que mandar as 2 filhas na altura para casa da minha mãe, durante uns meses.
Presto aqui homenagem à minha filha mais nova que está a fazer o Doutoramento em Sociologia, por nunca ter deixado de tratar do seu filho pequenino

Será que a geração das netas, terá a mesma coragem? Às vezes receio que não, pois a vida está deveras difícil sobretudo financeiramente e as mães,avós e bisavós trabalham ou não podem ficar com as crianças, sobretudo se a família é grande.Soube pela minha filha que na Alemanha só há creches a partir dos 3 anos.Será que nalguma coisa somos mais avançados?
O meu neto mais novo está numa Creche da Junta de Freguesia de A.N desde os 18 meses, mas a partir deste ano podem entrar com 12 meses e paga metade do que os meus outros netos pagaram nas Doroteias e Infantário particular.Claro que nem todas as Instalações são tão boas e modernas como estas.No meu caso, por exemplo os meus filhos só foram para o Público a partir do antigo Ciclo, por falta de oferta.
Faço mesmos votos que as novas gerações tenham uma vida mais facilitada.
Parabens querida M. e não te esqueças que nós cá na terrinha queremos conhecer pessoalmente esse bébé lindo que aí vem.

Sem comentários: