Tem ou não tem um ar maroto?
"O meu menino lindo?" .É assim que eu pergunto por ele, o meu neto mais novo.Adoro os meus netos, mas é natural que tenha mais facilidade de convívio com aqueles com quem me dou mais.
"O meu menino lindo?" .É assim que eu pergunto por ele, o meu neto mais novo.Adoro os meus netos, mas é natural que tenha mais facilidade de convívio com aqueles com quem me dou mais.
O Lourenço tem 2 anos, e tive a felicidade ,o que não aconteceu com os meus filhos,por razões de estudos e trabalho, de conviver com ele desde que nasceu, e de ficar as tardes só com ele até aos 18 meses enquanto os pais trabalhavam.
Essa convivência resultou numa cumplicidade muito engraçada entre nós dois.
Claro que pergunta pela mamã, mas brinca comigo e conversa como eu fosse da idade dele.
Foi precoce no andar e nos dentes, mas "tardio ? "na fala.Digo isto porque até aos dois só dizia o som A para tudo, mas logo que perdeu o medo começou a falar e a repetir tudo, embora muito atrapalhado.
Eu sei que todos fazem o mesmo, nas mesmas idades, mas para mim ele é muito esperto, no sentido de associar umas coisas às outras sem ser ensinado e de se recordar de factos passados.
Há dias cá em casa, encontrou uma amêndoa de chocolate na taça de pedras e bocados de vidros coloridos que tenho na sala e com quem ele gosta de brincar, como no passado os meus filhos e restantes netos. Deu-ma a comer dizendo que era chocolate, mas depois dava-me pedras castanhas dizendo que eram de chocolate para eu papar também.Mostrei-lhe outra taça onde tenho mini-tabletes de chocolate,explicando que esses eram verdadeiros e ele quis comer um. Hoje repetiu a cena das pedras mas disse logo que não era para papar e foi à procura dos chocolates na outra taça, que estava vazia.Não se esqueceu e passaram vários dias.
Quando lhe telefone quer-me contar à sua maneira o que se passou no imediato, mas conta-me coisas antigas que se passaram com ele, como a história de um bibelot que caiu duma prateleira,após um chuto na bola da minha neta Inês.Ele assustou-se muito e fala muitas vezes no assunto.
E depois é muito maroto e divertido, como por exemplo hoje em que lhe comprei um conjunto de praia que é um barco grande e ele colou-me a etiqueta do preço no braço a rir-se e dizendo que era "pucaria".O Conjunto tinha um regador no feitio dum elefante que lhe serviu devidamente cheio por mim de água, para regar as minhas plantas.
Essa é outra característica dele muito engraçada.Tem duas obsessões desde bébé -as árvores e as plantas que ele chamava de papâs mas de que agora já sabe os nomes correctos. E a Lua, que procura afanosamente no céu ,até de dia.Chamava-a de "ua" mas agora já é "lua".
É um docinho de menino, pede beijinhos, abraços, dá-os, pelo menos a mim e já agradece e dá bom dia.
Como bom "Carneirinho" que é, nasceu em Abril como o meu pai,tem os seu ginetes,e quer mostrar que só faz o que quer, o que é próprio da idade, mas é muito bem educado tanto pela minha filha como pelo meu genro.Acho, pelo que vejo, que terei sempre lugar no seu coração e só espero poder ve-lo crescer para o comprovar.Obrigado, queridinho, por teres trazido tanta alegria à minha vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário