quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Quando o Verniz salta ...

Fui hoje com a minha mãe à "Loja do Cidadão" para que ela tirasse um novo Bilhete de Identidade.Demorámos 2 horas o que não foi muito, mas durante esse tempo tive a oportunidade de observar alguns factos que não me agradaram nada.
Nesta altura do campeonato os miúdos da antiga primária deslocam-se geralmente com as mães para tirarem o primeiro B.I.E havia bastantes ao pé de nós.
O que vi chocou-me um pouco, porque esperava a intervenção das mães junto dos filhos, no sentido de darem lugar sentado aos mais velhos nos quais acho que já me devo incluir.
As mães falavam animadamente ao TM enquanto os filhos à vontade ocupavam quase todas as cadeiras onde se esparralhavam à vontade, empurrando os vizinhos.
Tive que chamar a atenção para que dessem lugar à minha mãe, mas espanto, quem se levantou foi uma mãe que nada disse aos respectivos filhos.
Será que já não se usa a boa educação e o mínimo de exemplo cívico ?
Tenho a certeza que as minhas filhas em situação semelhante explicariam aos filhos o comportamento em sítios públicos, as cadeiras duma sala de espera não são camas e muito menos aparelhos de ginástica e como costumava dizer o C.espero que a A. e a L.ainda se lembrem- "se não tem nada que fazer, brinquem com os dedos dos pés!!!
A senhora do guiché que observou confidenciou-me que era a 5ª de 6 irmãos e que quando era criança o pai antes de saírem, lhes chamava a atenção para o comportamento e educação que deveriam ter em locais públicos e ela ainda é uma rapariga nova.
Desculpem que vos diga jovens mães que descuram estes aspectos, que os filhos são o espelho dos pais e que ao deixarem passar em branco, se calhar porque fazem o mesmo, só prejudicam os vossos filhos mais tarde, porque serão pais omissos dos vossos netos e estão a criar cidadãos que nos empregos por muitos estudos que tenham ,são uma nódoa, quando o verniz lhes salta...

Sem comentários: