Pode parecer presunção, mas envelheci sem quase dar por isso.
Talvez porque tenho filhos dos 51 aos 31 anos , acompanhei as mudanças quotidianas da Sociedade, sem a resistência à Mudança que vejo em muitas pessoas .
Farei em breve 70 anos e sinto-me chocada quando ouço nas notícias a classificação de "idoso ou idosa" ou "sexagenário ou septuagenário" porque o figurino não condiz comigo.Definitivamente...
O Tempo foi benévolo para mim no aspecto físico , no facto que não envelheci muito no rosto, mas o facto é que engordei demasiado o que me deixou com uma corpulência indesejada.
Lembro-me de ser uma pessoa mais esmorecida quando era mais nova, mas a partir dos 50 tornei-me positiva e passei a relativizar mais os problemas e como sempre fui um espírito muito curioso, não deixei de me interessar e aprender imensas coisas.Para mim ,as coisa pela rama nunca foram do meu agrado e devo muito à Faculdade a sistematização das minhas pesquisas embora reconheça que já em miúda eu lia tudo e mais alguma coisa que houvesse sobre história, biografias e a já falada Mitologia Grega e Romana.Também não havia televisão e as idas ao cinema não satisfaziam essa minha curiosidade.
Com o advento dos computadores e da Net, confesso que os livros passaram um pouco para trás, porque quando quero saber mais vou ao Google e procuro.
Agora que cheguei a esta idade, compreendo melhor o valor da experiência, embora pense que se pudesse não ter passado por certos dissabores não se tinha perdido nada.
Todas estas considerações vem a propósito de se ter comentado cá em casa a mania de uma minha familiar entrar em programas de opinião dos vários canais e tirar 10 anos à idade real ,isto é ela tem apenas menos 15 meses que eu, e por essa ordem de ideia eu deveria dizer que ia fazer 60 anos o que seria caricato já que a minha filha mais velha tem 51 e a sua mais velha anda ,não sei ao certo pelos 30 e muitos.Eu casei muito cedo e ela muito tarde daí a diferença de idade dos nossos filhos.
Longe de mim criticar quem rouba na idade, o que me custa é interiorizar a razão porque o fazem.
Admito que o faça quem pretender conquistar um homem mais novo depois da viuvez, mas até não é o nosso caso.
Claro, que me agrada a expressão de espanto quando digo a minha idade, mas é um dom da família materna e as minhas 5 filhas também beneficiaram destes nossos genes, todas elas parecem muito mais novas do que a sua idade, o meu filho não tanto porque na sua profissão trabalha dias e noites o que envelhece prematuramente as pessoas.
Concluindo, penso que este problema tem muito a ver com o espírito positivo ou hipocondríaco das pessoas e se estas são abertas ou não ao progresso - eu sou, tenho um telemóvel de gama alta, sei montar e utilizar todos os aparelhos domésticos ,de TV e de som e não me costumo dar por vencida a nível informático.Se não consigo à primeiro tanto teimo que geralmente consigo solucionar o problema.
Não quer dizer que não faça tapetes de Arraiolos como outras senhoras,mas não vejo telenovelas ou canais generalistas para alèm dos noticiários prefiro pintar e desenhar,e ver filmes e séries no Cabo. Acho que o que me distingue é que não tenciono arrumar as botas já e achar que as "modernices" não são para a minha idade.
Claro que sim - o meu único travão é a limitação financeira que uma boa reforma no entanto não deixa de ocasionar.
Enquanto a saúde for boa, pondo para trás as habituais dores de ossos da "3ª Idade" e as alergias que me cortam um pouco o fôlego estou aqui para as curvas e para ajudar, os meus 7 netos e o meu bisnetinho de 1 mês.
-"Anda avó anda bincai", como diz o mais pequeno, como eu fosse da idade dele.E eu toda derretida lá vou, ou ir às compras ou à Piscina com a I.a mais nova das raparigas porque sou segundo ela uma avó divertida e acrescenta muito teimosa são as actividades que mais prezo.
Queridas filhas e netos espero que no próximo Carnaval, nasci nele e repito mais uma vez ,venham estar comigo e me ofereçam o que eu mais anseio - o reconhecimento de que se sentem orgulhosas de serem minhas filhas e netos.
Sem comentários:
Enviar um comentário