quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Xó..pessimismo ou Rescaldo de um Aniversário.


Na última mensagem que escrevi deixei-me vencer pela tristeza,afinal passar a ser "Septuagenária" não acontece todos os dias e acho, acho não, tenho a certeza que fui dura demais com as minhas filhas.
Espero que me possam perdoar se fui dura demais, mas irrita-me que as duas visadas se comportem como eu fosse a filha e elas a mãe.
A culpa não é delas mas minha, pois na altura devida não lhes soube passar a diferença entre a Mãe e uma amiga que também sou.
No entanto quero que saibam que a minha crítica foi bem intencionada, apenas um reparo a atitudes que elas nem se apercebem que tomam.
Mais do que as presentes apreciei o gesto bonito de se juntarem e me proporcionarem um lanche mais personalizado que num restaurante e recheado de coisas muito boas que sobretudo a mais nova que cedeu a casa se esmerou a confeccionar.
Penso que igualmente mostraram o seu afecto por mim na escolha das prendas que foram todas ao encontro dos meus gostos pessoais.
Acreditem que me arrependo de vos ter mostrado desagrado, que pode ser interpretado por vocês como não reconhecimento do vosso esforço, digamos que o timing foi incorrecto, mas a intenção foi boa.

Sabem que gosto muito de todas vós , que tenho muito orgulho nas vossa qualidades, mas acho que ainda podem corrigir as vossas arestas menos boas para serem perfeitas.
Afinal eu também não sou perfeita.Será que estou perdoada ?
Reparei que tu L.estavas aborrecida comigo hoje ao telefone e fiquei preocupada.
Tudo isto serviu para eu por a mão na consciência e tentar ser mais paciente com a vossa avó, pois se calhar ela também não me chateia por mal.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

"Sweet Seventy" - Impressões de um Aniversário especial


Completei 70 anos no passado dia 21, Sábado de Carnaval.
Nasci numa Terça de Carnaval mas nem por isso gosto desta época, talvez porque nunca gostei de dar nas vistas, o que não quer dizer que nunca me tenha mascarado.Para além das habituais máscaras de criança, vesti-me de minhota, com um belo fato verde a preceito num baile do Casino de Estoril e de Cleópatra num chamado "Assalto" na casa duns amigos, tudo isto nos meus 20 e tal anos.
A Festa do meu aniversário foi em casa da minha filha mais nova e juntei 4 filhas mais a 5ª através da Net a partir da Alemanha.O meu filho como habitual nem sequer se lembrou da data.
Dos 7 netos estiveram os 3 das filhas mais novas, a minha mãe,os meus genros e a avó e bisavós do meu neto mais novo.
Vi que se esmeraram por ter petiscos e bolos do meu agrado, especial mente a mais nova que cedeu a casa, mas tenho que confessar que saí de lá algo triste e preocupada.
Apercebi-me finalmente do falado "generation gap".Se por um lado fiquei feliz por ver a harmonia e amizade profunda entre as minhas filhas, verifiquei que a tendência é deixarem-me de fora das conversas intelectuais como eu já não estivesse ao nível delas - o que não será o caso.E é tanto mais injusto porque com diz a minha neta mais velha eu fujo ao figurino das mulheres da minha idade.
Não por snobismo mas por interesses completamente diversos, já que eu gosto da Net, cinema ,artes e movimento-me bem nas novas tecnologias sinto-me como peixe fora de água com pessoas da minha faixa etária e mesmo um pouco mais novas.
Eu sei que o problema é meu e não dos outros, mas a verdade é que esta minha singularidade de gostos me levou a preferir desde muito jovem a solidão e me entreter com os meus hobbies.
É -me pois muito difícil de aceitar que filhas minhas, que eu julgaria capazes de me aceitar como sou, façam juízos negativos das minhas actividades - género -os teus hobbies de pintura, de coleccionismo( no caso presente filmes e documentários em DVD) são desnecessários, não apreciamos(querendo dizer-quando morreres vai tudo para o lixo), como eu os fizesse para o "Enxoval" delas e não me fosse permitido realizar-me com elas.
Claro que há excepções que equilibram a balança, sempre essa minha filha perfeita no feitio, equilíbrio, bondade, essa sempre se mostrou agradada com a mãe que tem, e felizmente passou esse equilíbrio à sua filha, minha neta ,com quem tenho uma relação de admiração mútua, para não falar nos meus netos mais pequenos.
Creio que a ponte está aí, pois tem orgulho de terem uma avó diferente e dão-me muito afecto.
Não sou pessoa de me dar por vencida e por isso tenho esperança de um melhor entendimento e que as que me tratam como "idosa" ponham a mão na consciência e se recordem como chegaram à enorme cultura geral que todas tem.Não havia net nem Google mas tinham sempre resposta para as suas dúvidas e raramente precisavam de ir à Biblioteca.Faço o mesmo agora aos netos, não desarmo com os porquês do Lou.Eu mesma tive muitos respondidos pelo meu pai.
Sei o que é movimentar-nos durante anos em ambientes intelectuais e os perigos de arrogância perante os que sabem menos.O que para nós é canja" não o é necessariamente para os outros.Atenção queridas S. e L.baixem à terra, vocês foram bafejadas com inteligência,background,instrução, mas a S.também, só que ela levou muito mais pancada da vida do que vocês e ganhou essa sabedoria de vida que a caracteriza.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Gosto muito de ti Leãozinho...




Querido P.ontem,Dia dos Namorados 14/2/2009,fizeste 7 anos.
Esta mensagem é-te dedicada.


Ainda me lembro quando nasceste na Maternidade Alfredo da Costa e como passámos , eu e as tuas tias,uma noite de preocupação pois não havia meio de nasceres.Quando o fizeste foi espanto geral pois tinhas 4,600 kg.Devido ao muito tempo que demorou o teu nascimento foste levado para a incubadora e podes imaginar o que era ver-te enorme numa sala com bebés prematuros com pesos à volta de 1kg,quase não cabias dentro dela.

Com pena minha foste criado em casa da tua outra avó, com a minha total concordância atendendo que ela estava gravemente doente e
condenada a durar pouco.
Talvez por isso não estejas tão ligado a mim como a tua irmã I.criada em nossa casa nos primeiros anos, o que não quer dizer que não goste de ti do mesmo modo, até porque és um menino muito educado, inteligente e bom estudante.




Com tua mãe e irmã

Quero tudo de bom para ti e que eu
possa ver o mais tempo possível.

E se continuares um Sportinguista ferrenho como agora, eu não me zango, apesar de benfiquista pois vejo que gostas a sério do teu clube e até jogas nas suas Escolinhas.Quem sabe até onde irás no Desporto ?

sábado, 7 de fevereiro de 2009

A Idade verdadeira ou a que eu aparento ?...

Não sou eu na foto, tirei-a da Net

Pode parecer presunção, mas envelheci sem quase dar por isso.
Talvez porque tenho filhos dos 51 aos 31 anos , acompanhei as mudanças quotidianas da Sociedade, sem a resistência à Mudança que vejo em muitas pessoas .

Farei em breve 70 anos e sinto-me chocada quando ouço nas notícias a classificação de "idoso ou idosa" ou "sexagenário ou septuagenário" porque o figurino não condiz comigo.Definitivamente...
O Tempo foi benévolo para mim no aspecto físico , no facto que não envelheci muito no rosto, mas o facto é que engordei demasiado o que me deixou com uma corpulência indesejada.

Lembro-me de ser uma pessoa mais esmorecida quando era mais nova, mas a partir dos 50 tornei-me positiva e passei a relativizar mais os problemas e como sempre fui um espírito muito curioso, não deixei de me interessar e aprender imensas coisas.Para mim ,as coisa pela rama nunca foram do meu agrado e devo muito à Faculdade a sistematização das minhas pesquisas embora reconheça que já em miúda eu lia tudo e mais alguma coisa que houvesse sobre história, biografias e a já falada Mitologia Grega e Romana.Também não havia televisão e as idas ao cinema não satisfaziam essa minha curiosidade.
Com o advento dos computadores e da Net, confesso que os livros passaram um pouco para trás, porque quando quero saber mais vou ao Google e procuro.
Agora que cheguei a esta idade, compreendo melhor o valor da experiência, embora pense que se pudesse não ter passado por certos dissabores não se tinha perdido nada.
Todas estas considerações vem a propósito de se ter comentado cá em casa a mania de uma minha familiar entrar em programas de opinião dos vários canais e tirar 10 anos à idade real ,isto é ela tem apenas menos 15 meses que eu, e por essa ordem de ideia eu deveria dizer que ia fazer 60 anos o que seria caricato já que a minha filha mais velha tem 51 e a sua mais velha anda ,não sei ao certo pelos 30 e muitos.Eu casei muito cedo e ela muito tarde daí a diferença de idade dos nossos filhos.
Longe de mim criticar quem rouba na idade, o que me custa é interiorizar a razão porque o fazem.
Admito que o faça quem pretender conquistar um homem mais novo depois da viuvez, mas até não é o nosso caso.
Claro, que me agrada a expressão de espanto quando digo a minha idade, mas é um dom da família materna e as minhas 5 filhas também beneficiaram destes nossos genes, todas elas parecem muito mais novas do que a sua idade, o meu filho não tanto porque na sua profissão trabalha dias e noites o que envelhece prematuramente as pessoas.
Concluindo, penso que este problema tem muito a ver com o espírito positivo ou hipocondríaco das pessoas e se estas são abertas ou não ao progresso - eu sou, tenho um telemóvel de gama alta, sei montar e utilizar todos os aparelhos domésticos ,de TV e de som e não me costumo dar por vencida a nível informático.Se não consigo à primeiro tanto teimo que geralmente consigo solucionar o problema.
Não quer dizer que não faça tapetes de Arraiolos como outras senhoras,mas não vejo telenovelas ou canais generalistas para alèm dos noticiários prefiro pintar e desenhar,e ver filmes e séries no Cabo. Acho que o que me distingue é que não tenciono arrumar as botas já e achar que as "modernices" não são para a minha idade.
Claro que sim - o meu único travão é a limitação financeira que uma boa reforma no entanto não deixa de ocasionar.

Enquanto a saúde for boa, pondo para trás as habituais dores de ossos da "3ª Idade" e as alergias que me cortam um pouco o fôlego estou aqui para as curvas e para ajudar, os meus 7 netos e o meu bisnetinho de 1 mês.
-"Anda avó anda bincai", como diz o mais pequeno, como eu fosse da idade dele.E eu toda derretida lá vou, ou ir às compras ou à Piscina com a I.a mais nova das raparigas porque sou segundo ela uma avó divertida e acrescenta muito teimosa são as actividades que mais prezo.
Queridas filhas e netos espero que no próximo Carnaval, nasci nele e repito mais uma vez ,venham estar comigo e me ofereçam o que eu mais anseio - o reconhecimento de que se sentem orgulhosas de serem minhas filhas e netos.